
Garantido encerra sequência de títulos do Caprichoso e conquista o 58º Festival de Parintins
O Boi Garantido pôs fim à série de vitórias do Caprichoso e foi consagrado o grande campeão da 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, a agremiação levou a melhor na disputa que ocorreu no Bumbódromo, palco das apresentações deste fim de semana.
A apuração, realizada nesta segunda-feira (30/6), confirmou o 33º título da trajetória do bumbá vermelho e branco. Com essa vitória, o Garantido interrompeu a hegemonia do rival Caprichoso, que havia vencido as três últimas edições do festival. A apresentação celebrou a riqueza cultural brasileira e prestou tributo ao compositor Chico da Silva.
Reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o festival é uma expressão tradicional do Boi-Bumbá, manifestação popular baseada na lenda da morte e ressurreição de um boi.
Rivalidade simbólica
A cor predominante do Garantido é o vermelho, mas também são utilizadas tonalidades como vermelho claro, laranja, rosa em diversos tons, rosé e terracota. No Curral Lindolfo Monteverde, sede do boi, não é permitido o uso das cores do rival. Já o Caprichoso tem como cor principal o azul, acompanhado de tonalidades como azul claro, verde escuro, verde água, violeta, roxo e lilás. No Curral Zeca Xibelão, casa azulada do boi, as cores do adversário também são vetadas. As baterias de cada bumbá possuem nomes distintos: no Garantido, é chamada de batucada, enquanto no Caprichoso, recebe o nome de marujada.